Ponto de Cultura de Iepê

Ponto de Cultura de Iepê Nosso Povo faz Arte desde 205 d.C.





O PONTO DE CULTURA DE IEPÊ “NOSSO POVO FAZ ARTE DESDE 205 D.C.” é um espaço cultural que engloba o PONTO DE LEITURA “CAIO BRAGA DE ARAÚJO” e o ACERVO HISTÓRICO “CHICO MARIA”. Este espaço cultural foi concebido pela SOCIEDADE AMIGOS DA CULTURA DE IEPÊ (SACI) e conquistado através de parcerias com a ASSOCIAÇÃO MENSAGEIROS DA PAZ, PREFEITURA MUNICIPAL DE IEPÊ, MINISTÉRIO DA CULTURA E SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO e fica localizado na Rua Goias, 364 - Centro.

A Função Social do Ponto de Cultura de Iepê “Nosso Povo Faz Arte desde 205 d.C.” é SEMEAR conhecimento, acesso e respeito às diversas Expressões Culturais e o incentivo à produção artístico-literária, contribuindo assim para a permanente construção de uma Cultura de Liberdade e Paz, alicerce histórico da fundação de nossa cidade, da Sociedade Amigos da Cultura de Iepê e da Associação Mensageiros da Paz.





PONTO DE CULTURA DE IEPÊ “Nosso Povo Faz Arte Desde 205 d.C.”
Endereço: Rua Goiás nº.364- Centro
E-mail: doctorzaganin@hotmail.com


1- NOSSAS METAS E OBJETIVOS:

- Incentivar e Promover a Leitura, a Escrita, a Literatura e a Arte Literária;
- Realizar Pesquisas Históricas e Genealógicas (com foco na ocupação do Oeste Paulista no final do século 19 e início do século 20: o cotidiano, a cultura e a formação das cidades) e produzir materiais sobre as mesmas (acervo histórico digitalizado, livros, vídeos etc.);
- Assessoria ao Museu Histórico da Igreja Presbiteriana Independente de Iepê;
- Incentivo às Tradições Culturais;
- Aumento do Repertório Cultural, Incentivo às Artes, Instituições e Produções Culturais;
-Formação de Público apreciador e frequentador de Espaços Artístico-Culturais e também incentivar “um olhar” sensível, crítico e sem preconceitos em relação às Artes e Produções Culturais;
- Disseminação das Raízes Histórico-Culturais de Iepê alicerçadas na Liberdade, na construção permanente de uma Cultura de Paz e na Valorização da Educação, da Cultura e da Arte. Raízes essas sintetizadas na frase do pioneiro e também um dos fundadores de Iepê Chico Maria: “Uma Terra Para Todos”.

2- NOSSOS PROJETOS E AÇÕES ESTÃO PAUTADOS EM 3 EIXOS TEMÁTICOS:

1-     Revisitando a História e as Tradições Culturais
2-     Concertos de Leitura: Iepê Cidade que Lê!
3-     Aumentando o Repertório Cultural, Incentivando e Revelando Talentos

3- NOSSOS PROJETOS, ATIVIDADES E AÇÕES:

      EIXO 1: Revisitando a História e as Tradições Culturais:

- Acervo Histórico Chico Maria (informatizado);
- Assessoria ao Museu Histórico da Igreja Presbiteriana Independente de Iepê;
- “Bordados do Tempo”: Pesquisas Históricas e Genealógicas e Produção de Materiais – Livros, Vídeos etc.;
- Incentivo às Tradições Culturais: Folia de Reis, Catira, Culinária etc.;
- Blog.

     EIXO 2: Concertos de Leitura: Iepê Cidade que Lê!

- Concertos de Leitura (Contação de Histórias, Leitura de Livros, Coral de Poesia e Sensibilização para as Artes Plásticas e a Música- MPB, Clássica e Folclórica);
- Oficina de Alfabetização “Dançando com as Letrinhas” (crianças, adolescentes e adultos);
- Ponto de Leitura/orientação à leitura
- Projeto Livro na Praça;
- Encontros com a Palavra (Blog/Facebook);
- Espaço Aberto para Publicações (Blog);
- Expressão Artística InPalavras!;
- Cultura atrás das Grades;
- Assessoria para autores/publicações (Revelando Talentos);
- Prêmio Iepê de Poesia.

     EIXO 3: Aumentando o Repertório Cultural, Incentivando e Revelando Talentos:

- Blog/Facebook;
- Programa de Rádio na Shalom FM (e também disponibilizado no Blog): Passeando pela MPB (Música, Literatura, História e Poesia);
- Assessoria Cultural e Parcerias com Instituições Públicas ou Privadas de Iepê e Região;
- Oficina de Violão;
- Produção de Vídeos e Livros;
- Saraus, Oficinas Literárias e Artísticas;
- Projeto Revelando Talentos (destinado a incentivar, auxiliar e/ou realizar projetos artísticos, literários e culturais);
- Disponibilização do Espaço Físico e Equipamentos do Ponto de Cultura para realização de atividades e projetos artísticos, educativos e culturais.


4-     ALGUMAS OBSERVAÇÕES:
 
- Todos os nossos projetos, atividades e ações integram o grande projeto “IEPÊ+CULTURA: Há 90 Anos Uma Terra Para Todos” em comemoração, nesse ano de 2013 aos 90 anos de Iepê. A Partir de 2014 será: IEPÊ+CULTURA: Desde 1923 Uma Terra Para Todos;
- o Blog www.amigosdaculturadeiepe.blogspot.com.br e o facebook da sociedade amigos da cultura de Iepê interligam todos os projetos;
- O Ponto de Cultura de Iepê “Nosso Povo Faz Arte desde 205 d.C.” engloba: o Ponto de Leitura “Caio Braga de Araújo” e o Acervo Histórico “Chico Maria” e presta assessoria ao Museu Histórico da IPI de Iepê;
- O Ponto de Cultura de Iepê é uma conquista da Sociedade Amigos da Cultura de Iepê (SACI),ONG atuante desde o ano 2000 que associou-se a Associação Mensageiros da Paz para a formação desse Ponto de Cultura;
- O Ponto tem como parceiros: a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, o Departamento municipal de Comunicação, o Acessa São Paulo-Iepê, a Rádio Shalom FM e o Museu Histórico da Igreja Presbiteriana Independente de Iepê.






Confira alguns destaques:

·        Concurso de Marchinhas Carnavalescas, com o objetivo de incentivar e divulgar compositores de todo território nacional, através de premiação e produção de CD com 15 marchinhas.
·        Programa de Rádio “Passeando pela MPB”, pela Rádio Comunitária Shalom FM (http://www.shalomiepe.com.br/). Além de passear pela MPB, este programa também abre espaço e divulga novos talentos.
·        Prêmio Iepê de Poesia, com o objetivo de revelar novos poetas, valorizar o gênero poético e incentivar talentos literários. Este concurso, aberto para pessoas de todo o território nacional, é realizado bianualmente e está em sua 5ª edição. As poesias vencedoras das duas categorias, infanto-juvenil e adulta, recebem prêmios de incentivo artístico em dinheiro e junto com outras que são classificadas pelo júri, compõem Antologia, lançada por ocasião do concurso posterior.
·        Revelando Talentos, que tem por objetivo apoiar e dar espaço aos artistas. No dia 20/04/2010 tivemos na frente do MAI o show musical “Passeando pela MPB dos Anos 80”. No dia 08/05 foi realizado na Rua Alagoas, junto com a Promoção Mãe Nota Mil, o II Desfile de Noivas com Vestidos de Época.
·        Construindo uma Cultura de Paz. No dia 18/05/2010 aconteceu uma Celebração Ecumênica pela paz, em frente ao MAI. Participaram o Pastor Juliano Sanchez da IPI de Iepê, o Padre José Davi Espessotti da Igreja Católica e grupo musical formado por membros das duas igrejas. Este evento teve grande relevância, uma vez que a cidade foi fundada buscando-se uma cultura de paz, que suplantasse os problemas religiosos.
·        Resgate da Memória Histórica e das Tradições. Está sendo feito a pesquisa histórica sobre o Cemitério de São Roque, com o objetivo da construção de um Memorial aos que lá foram sepultados. Além disso, está em andamento pesquisas sobre a fundação de nossa cidade, por meio de documentos históricos e relatos orais que estão sendo arquivados digitalmente. Este material será divulgado em 2012 por meio de um Curta-Metragem e edição de livro.
·        Espaço Virtual do Ponto de Cultura de Iepê, disponível no web site da prefeitura (www.iepe.sp.gov.br), braço do Projeto Concertos de Leitura: Iepê Cidade que Lê!, no qual leitores de todas as partes poderão integrar nossa campanha de incentivo à leitura, à formação de leitores e à escrita.



Contando Histórias e Dançando com as Letrinhas para um Brasil leitor!


Eu sou uma contadora de Histórias. Meu nome é Diane, tenho 20 anos, curso pedagogia e trabalho no Ponto de Cultura de Iepê nos projetos “Concertos de Leitura” e “Oficina de Alfabetização Dançando com as letrinhas”.

                        “CONCERTOS DE LEITURA”

O projeto “Concertos de Leitura” procura desenvolver o prazer pela leitura e a sensibilização para as artes, principalmente a pintura e a música.
Começamos o projeto no início de 2010 encenando a Peça a “História da Bruxa alegria: quando tudo começou” para crianças do ensino fundamental. Durante as apresentações também iniciamos a divulgação do espaço virtual Iepê: cidade que lê, no qual as pessoas podem compartilhar leituras e textos.
Esta peça foi escrita pelas contadoras de histórias e o pessoal do Ponto de Cultura e para sua encenação contamos com a parceria do grupo de teatro Centopéia da casa da criança e do adolescente de Iepê. Além da cidade de Iepê, apresentamos a peça em cidades da região sempre com o objetivo de incentivar a leitura, pois como já disse, o projeto “Concertos de Leitura” engloba literatura, artes e música.
Toda semana leio histórias para as crianças, algumas vezes as histórias são acompanhadas de fantoches e aventais pedagógicos. Também o Coral de Poesias é uma atividade apreciada pelas crianças, primeiro eu leio uma poesia para despertar a curiosidade e a sensibilidade. Em seguida uso várias dinâmicas: às vezes falo um verso da poesia e elas repetem, outras vezes elas interpretam com gestos a poesia.
A música com a qual procuro trabalhar é a clássica, para despertar sensibilidades nas crianças. Produções artísticas, como quadros são apresentados, geralmente primeiro em livros, depois falo o nome do autor e mostro novamente a imagem. Em seguida faço algumas perguntas sobre a imagem, como: se ela passa alegria, o que sentem ao vê-la, o que parece ser etc.; assim dialogamos sobre arte e sentimentos.
          Procuro desenvolver também com as crianças a expressão artística INPALAVRAS. Em alguns concertos procuro propor o tema dos Inpalavras a partir de alguma data comemorativa, então as crianças desenham e, sendo auxiliadas por mim, escrevem (palavras, frases ou pequenos poemas). INPALAVRAS! É uma Expressão Artística concebida pela Sociedade Amigos da Cultura de Iepê que mescla livremente Literatura, principalmente poesia, com artes plásticas, visuais e música. Tem como conceito: Inspirações, Insights e Instalações Artísticas (conscientes ou não) com Palavras, com o intuito de expressar e/ou expurgar sentimentos e impressões. Nessa concepção artística, a palavra materializa-se em formas.
Depois dos concertos de leitura, as crianças falam qual o livro, poesia ou música que gostaram ou não e digitam suas impressões no site do Espaço Virtual colocando seus nomes, cidade, idades e o seu texto.
O projeto conta com a voluntária Dona Neuza que participa de alguns concertos de leitura, conversando com as crianças sobre sua experiência de vida.
          

OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO DANÇANDO COM AS LETRINHAS

A Oficina de Alfabetização “Dançando com as Letrinhas” foi criada pela SACI e o Ponto de Cultura porque percebemos durante os “Concertos de Leitura” dificuldades na leitura e escrita em muita crianças e adolescentes. Desenvolvemos então o projeto e todo material (poemas, fichas, jogos e metodologia) para atender adolescentes e crianças a partir de oito anos de idade, mas, esse ano também estamos alfabetizando uma senhora disléxica que nos procurou.
Realizamos esse projeto de alfabetização no Ponto de Leitura, um espaço aconchegante, atendendo no máximo duas crianças ou adolescentes por oficina. Nesse ambiente temos livros, revistas, gibis, jogos, fantoches, computador, televisão, DVD, sofás, pufes e ar condicionado.
Durante as oficinas é feito a leitura dos poemas: “A Dança das Letrinhas e o Jogo das Letrinhas”. Em seguida mostro no computador as letras do alfabeto, para ver se as crianças conhecem e se diferenciam as letras maiúsculas das minúsculas a as vogais das consoantes.
Explico para as crianças e adolescentes a “Dança das Letrinhas”, ou seja, que as letrinhas dão as mãos e dessa brincadeira é que são formadas as palavras.
Nas oficinas seguintes realizamos várias atividades lúdicas, o jogo das letrinhas com as fichas do material produzido pelo Ponto de Cultura e SACI e também outros jogos, tanto de tabuleiro quanto virtuais.
Antes de iniciar a atividade na ficha do jogo “Dançando com as Letrinhas”, é feito a leitura de livros e poemas com as crianças e adolescentes de uma maneira criativa e lúdica, para que ao explorarem essa leitura possa acontecer uma aprendizagem significativa.
As 26 fichas do jogo “Dançando com as Letrinhas” são compostas por cinco partes e em cada uma delas trabalhamos com atividades diversificadas.
Em todas as atividades que realizo com as crianças e adolescentes procuro demonstrar prazer e afeto, pois é um momento de sensibilidade que os prepara, estimulando o desejo de aprender e o hábito pela leitura, a escrita e a apreciação artística que carregarão por toda vida.

Esse trabalho tem sido importante para mim, pois sendo estudante de pedagogia consegui adquirir várias experiências. E também é a partir das experiências de trabalho que percebi o quanto as crianças e os adolescentes precisam de carinho e atenção.
Dentre as inúmeras vantagens oferecidas em trabalhar nesses projetos a que considero a mais importante foi o conhecimento que tive a respeito de como ajudar e incentivar cada adolescente e criança a criar gosto pela leitura e a arte.
Sou grata por essa experiência de trabalho, pois foi por meio dela que senti a importância de levar em frente o meu curso de pedagogia e assim ter o privilégio de despertar o prazer pela leitura, a escrita e as artes.
 














































Apoio: Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Prefeitura Municipal de Iepê, Associação Mensageiros da Paz de Iepê, Sociedade Amigos da Cultura de Iepê, Rádio Comunitária Shalom FM,Museu Histórico da Igreja Presbiteriana Independente de Iepê entre outros colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário